sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projeto Jovem Protagonista: Sustentabilidade


Quero parabenizar nossos alunos que, apesar do pouco tempo, produziram objetos maravilhosos a partir de materiais que seriam descartados no meio ambiente como lixo comum. Quero parabenizar os outros alunos que ensaiaram a semana toda e apresentaram com muita garra e coragem teatro, dança, desfile, rap e poesia, mesmo num espaço inadequado, com um som desajustado e com material escasso. 

Quero parabenizar os professores, inspetores, a coordenadora e a direção pelo empenho e dedicação dada ao projeto, por não desanimarem e não se abaterem pelos obstáculos que insistem em nos fazer parar e desistir de nossos alunos. Talvez não tenha sido como esperávamos, não tenha sido uma mega exposição; mas, foi sem dúvida nenhuma, um aprendizado único: envolvemos alunos, professores e equipe escolar num grande projeto, tivemos muitos conflitos e soubemos contorná-los, apareceram problemas que conseguimos resolver.

Com certeza saímos da passividade e partimos pra ação, nos tornamos protagonistas de tudo, todos tínhamos que pertencer a um grupo sem deixar de ser nós mesmos. Conseguimos enxergar um pouco mais o outro, enxergar um pouco mais a nossa escola, percebemos o quanto somos criativos, dinâmicos e competentes numa ambiente carente, meio desestruturado, pedindo socorro aos alunos, professores, direção e comunidade. Protagonizamos um momento que jamais será esquecido, vivenciamos coisas que nos fizeram crescer e amadurecer como seres humanos e, por isso, tantos sentimentos afloraram. Achamos que não conseguiríamos mas - assim como na natureza- os mais fortes sobrevivem e nós sobrevivemos, atingimos enfim os objetivos do projeto!

Por Joseane Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário